Por Victor Thomé
Iniciando às 14h do domingo (28) de julho na Vila Rubim, o evento que desde 2005 passou a acontecer também na Grande Vitória, volta para mais um ano de muito orgulho e festa. Organizado pela Associação Gold, o evento irá manter os costumes e rumar com destino final Sambão do Povo, tendo toda sua tradição no Centro de Vitória conservada. Serão horas de atrações e muita celebração, por isso, você que estará frequentando a Parada, precisa estar bem preparado para poder ter a melhor experiência possível.
Assim, nós do O Leque entrevistamos alguns frequentadores assíduos das paradas da Grande Vitória, para saber quais são os itens que não podem faltar na hora de curtir o evento, tanto para o seu bem estar durante a caminhada, mas também para garantir que você esteja servindo tudo.
Primeiro, conversamos com a Lourdes, estudante de publicidade da Ufes, que frequenta as paradas aqui no Espírito Santo há mais de dois anos, ela fala um pouco dos itens que não podem faltar:
“Água, protetor solar, glitter, leque e roupas confortáveis são indispensáveis. Como começa bem cedo, é bom se manter hidratado e protegido contra o sol, e com muitas horas de evento estar confortável também é essencial.”
Ela também ressalta a leveza do evento, que deve ser um dia de celebração e liberdade, para que todos possam aproveitar e extravasar como quiserem, comemorando anos de luta e muitas conquistas juntos, sem qualquer preocupação.
Falamos também com Rodrigo Schereder, repórter da TV Vitória e membro da comunidade LGBTQIAPN+ , que cobre anualmente as paradas da Grande Vitória. Inicialmente, ele falou sobre a importância do espírito de comunidade, que se faz presente em meio à festa.
“A parada é feita por todo mundo, né? O evento é a demonstração de que apesar de sermos diversos, nos unimos para celebrar nossa existência e reivindicar respeito e direitos.”
Ele também trouxe uma das motivações da Parada como uma forma de expressividade para todos ressaltando a necessidade de se libertar, dançar e curtir muito, e não apenas observar. Porque o momento precisa dessa energia, que renova as esperanças e reforça os ânimos na luta por um mundo cada vez mais igualitário e sem preconceitos.
Por fim, tivemos a oportunidade de conversar com Bruna Medeiros, musicista do Samba e do Carnaval, que com seu grupo “Olhar de Sedução”, já se apresentou em diversas Paradas durante os anos na Grande Vitória.
Tratando das modas atuais, ela não deixa de lembrar dos famosos leques, que se tornaram basicamente onipresentes na comunidade, vindo de um movimento muito ligado às Drags há algum tempo, os acessórios acabaram dominando tudo e hoje em dia não podem faltar no evento.
“Olha, o Leque é o xodó de qualquer parada! E dificilmente vai perder seu posto de protagonista das paradas *risos*! Claro que hoje temos um mundo de possibilidades em acessórios, roupas, e o público vai investir em tudo que puder para manifestar seu orgulho!”
Além disso, Bruna finaliza sua fala relembrando a importância do respeito e responsabilidade, que em meio a tanta festa, são alguns dos motivos para que o evento aconteça todos os anos, pensando com consciência no manifesto que a Parada traz, que deve ser replicado para toda sociedade.
Com isso, você está antenado e preparado para tudo que virá neste domingo. Então separe sua bandeira, leque, roupas coloridas e confortáveis e se deixe levar. Aproveite da melhor forma e celebre junto dos seus, porque o orgulho deve ser sempre celebrado.